terça-feira, 29 de novembro de 2011

A Mulher na Capoeira




Hoje em dia, é quase impossível assistir a uma roda de capoeira, em qualquer canto do mundo, onde não haja a presença feminina. As mulheres, com todo o direito, estão conquistando a cada dia, mais e mais espaço nesse universo que durante muito tempo foi predominantemente um espaço masculino.
A importância da mulher na capoeira vai muito além da graça e beleza que elas proporcionam a essa manifestação. A mulher sendo respeitada e valorizada numa roda de capoeira, garante que esse espaço seja cada vez mais um espaço democrático, onde a diversidade e a convivência harmoniosa entre os diferentes, significam um exemplo de tolerância e convívio social nesse mundo tão cheio de preconceitos e discriminações. Este exemplo é um dos ensinamentos mais importantes que a capoeira oferece às sociedades contemporâneas.
Além disso, a mulher é fundamental no trabalho de organização da capoeira. Não podemos pensar numa academia ou num grupo de capoeira, em que as mulheres não ocupem um papel estratégico nessa função. Talvez isso se dê pelo fato da mulher possuir essa capacidade de organização num grau mais desenvolvido que os homens, não sei. Só sei que sem as mulheres nessa função, a maior parte dos grupos de capoeira de hoje em dia não sobreviveriam por muito tempo.
Já temos também muitas mulheres com o título de “mestre” ou “mestra” de capoeira, como queiram. E são mulheres muito respeitadas no meio, que realizam trabalhos importantes e reconhecidos, apesar de ainda haver resistências por parte de alguns setores mais conservadores da capoeira. Mas é uma questão de tempo para que esse tipo de preconceito seja também superado.


Mas é bom lembrar que apesar do universo da capoeira ter sido predominantemente masculino, existiram muitas mulheres que deixaram seus nomes gravados na história da capoeiragem. Só para citar alguns nomes, a capoeira de outrora traz histórias impressionantes de valentia e destreza de algumas mulheres como: Maria Doze Homens, Salomé, Catu, Chicão, Angélica Endiabrada, Almerinda, Menininha, Rosa Palmeirão, Massú, entre muitas outras mulheres. Histórias que envolviam enfrentamentos com a polícia, brigas com navalha, e até mortes de valentões famosos como Pedro Porreta, que segundo algumas pesquisas indicam, foi de autoria da temida “Chicão”, conforme relatam jornais da época.

“Vem jogar mais eu, mulher….vem jogar mais eu…que na roda de capoeira, o espaço também é seu !”

CAPOEIRA FEMININA - MOVIMENTOS


RODA DE CAPOEIRA FEMININA
DANDARA: ESPOSA, MÃE E GUERREIRA


Herói negro conhecido pela luta contra a opressão negra no Brasil, Zumbi dos Palmares é lembrado por sua luta e sua coragem no Dia da Consciência Negra.
Diz a sabedoria popular que por trás de todo grande homem, existe uma grande mulher. Prefiro dizer "ao lado", mas o fato é que com Zumbi não foi diferente. Esposa de Zumbi e mãe de seus três filhos, Dandara foi muito além do papel de esposa, se tornando uma verdadeira guerreira.
Conforme informações do professor de história Kleber Henrique, no blog Cuca Livre, Dandara, como todos no quilombo, plantava, trabalhava na produção de farinha de mandioca, aprendeu a caçar, e, além disso, aprendeu a lutar capoeira, empunhar armas e liderou as falanges femininas do exército palmarino.
Dandara participou de todos os ataques e defesas da resistência de Palmares e não tinha limites para defender a liberdade e a segurança do Quilombo.
A esposa de Zumbi compartilhava a posição do marido contra o tratado de paz assinado por Ganga-Zumba. Entre outras negociações, o acordo requeria a mudança dos habitantes de Palmares para as terras no Vale do Cacau. Dandara, assim como Zumbi, via o tratado como a destruição da República de Palmares e a volta à escravidão.
Dandara morreu em 6 de fevereiro de 1694, após a destruição da Cerca Real dos Macacos, uma batalha sangrenta que deixou centenas de mortos. Ainda assim, acredita-se que ela se suicidou para não voltar a ser escrava, atirando-se da pedreira mais alta de Palmares. Zumbi, que sobreviveu ferido a esta batalha, morreu no ano seguinte em 20 de novembro, data em que atualmente é celebrado o Dia da Consciência Negra.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FALANDO UM POUCO SOBRE....

MESTRE CAIO DOS ANJOS

(PADRINHO E COORDENADOR DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE CAPOEIRA FILHOS DE JÓ)


Equipe Abençoada do Grupo Cultural de Capoeira Filhos de Jó
Da esquerda para direita: Professor Karkará, Mestre Caio dos Anjos, Professor Alemão, Mestre Jó e Professor Azulão


MESTRE CAIO DOS ANJOS

 DISCIPULO DO MESTRE MARCOS ANTONIO GOMES DE CARVALHO

(ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA NACIONAL - ORIGEM ANGOLA)

   O mestre Caio dos Anjos (Caio Marcelo dos Anjos Veras ), começou a praticar a  capoeira com o M. Marcos, no ano de 1979 (em Outubro), em  um salão no primeiro andar de um imovel em frente a casa do mestre Marcos no  bairro do alecrim em Natal-RN ( nesta epoca o mestre Marcos dividia o espaço com um professor de KUNG-FU );
     O mestre Caio dos Anjos participou do 1°,2° e 3° festival de capoeira do estado do RN, realizados em natal , organizados pelo mestre Marcos , e que antecederão e servirão de modelo para os jogos escolares do RN, o então prof°. Caio dos Anjos ganhou o 3° lugar na 3 ° edição do festival de capoeira do RN (decada de 80 );
     O mestre Caio dos Anjos realizou, o 1°,2° e 3° campeonato de capoeira do RN, decada de 90 ;
      O mestre Caio dos Anjos , coordenou o 1° congresso  nacional unitario de capoeira etapa RN;
       O mestre Caio dos Anjos, representou o estado do RN , NO CONGREÇO NACIONAL UNITARIO DE CAPOEIRA , no Rio de Janeiro-RJ;
        O mestre Caio dos Anjos, participol de todas as edições dos JERN´S ( jogos escolares do RN ), na modalidade de capoeira (iniciados na decada de 80 ) , como arbitro ,ou como instrumentista , ou como tecnico , sendo um dos mais premiados da historia dos JERN´S ;
    O  M. Caio dos Anjos criou e desenvolve a 14 anos (  desde 1997) o projeto social com crianças e adolecentes , inicialmente o projeto teve o nome de CAPOEIRA NA ESCOLA, em seguida , PROJETO EDUCARTE e hoje é denominado PROJETO ARTE VIDA CRISTÃ é desenvolvido em 04 nucléos:  Esc. Mun. Prof°. Josefa Botelho(vila de ponta negra) com as aulas sendo ministradas pelo instrutor  Eduardo (cafuringa), conselho comunitario de ponta negra com as aulas sendo ministradas pelo instrutor Adriano ( bomba), ambos em natal-RN; Na Esc. Est. Almirante Tamandare com as aulas sendo ministradas pelo instrutor Sergio (juninho), Casa de Caridade ( Murici) com as aulas sendo ministradas pelo instrutor Alcinei (pezão) ambos em Extremoz-RN;
     O  mestre Caio dos Anjos , concedeu  o titulo de mestre de capoeira a Josivan Alves Feitosa (mestre jó), e é padrinho e coordenador da ass. de capoeira filhos de Jó, fundada pelo mestre Jó;
      O mestre Caio dos Anjos , concedeu o titulo de mestre como reconhecimento a sua historia na capoeira a: ° mestre Coise (in- memoria)- grupo de capoeira libertação;
                                                      ° mestre Chico do moro- grupo  de capoeira os molas;
                                                      ° mestre Ozias- grupo de  capoeira terra natal;
       O mestre Caio dos Anjos, é  mestre e coordenador do mestre calmo e da ass. de capoeira gunga do Bimba;
                                                      ° mestre  Gavião- ass. de capoeira arte negra


GRUPO CULTURAL DE CAPOEIRA FILHOS DE JÓ
INDICA

BLOG DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ACORDA CAPOEIRISTA

Este é o blog que divulga todas as atividades da Associação Cultural Acorda Capoeirista, com o grupo distribuído nas cidades de:
1°- Itaú - RN - Brasil
2°- Pau dos ferros RN-Brasil
3°- T. Grande - RN-Brasl
4°- R. Fernandes- RN-Brasil
5°- F. Guerra - RN-Brasil
6°- Apodi - RN-Brasil
7°- S.Mello - RN-Brasil
8°- Viçosa - RN-Brasil
9°- Riacho Da Cruz - RN-Brasil
10°- Portalegre - RN-Brasil
11°- Umarizal - RN-Brasil
12°-T.Potigua-RN-Brasil
13°- Serra De João Do vale-RN-Brasil
14°-Campo Grande -RN-Brasil
15º-São Fco Do Oeste - RN-Brasil


Tendo como fundador o grande Mestre Canela.
Acessem à vontade!!!




Fica a Dica!!!




CAPOEIRA REGIONAL
X
CAPOEIRA ANGOLA

A capoeira está "dividida" em dois estilos.
O estilo mais próximo de como os escravos jogavam a capoeira é o Angola. Caracteriza-se por ser mais lento com movimentos furtivos executados perto do solo e enfatizando as tradições. A designação surgiu com os negros que vinham para o Brasil oriundos da África, embarcados no Porto de Luanda que, independente de sua origem, eram designados como Negros de Angola.

O Regional é um estilo mais recente, com elementos fortes de artes marciais em seu jogo. Foi criado por mestre Bimba e tornou-se rapidamente popular. Seu jogo é mais rápido, embora dentro dele também existam jogos mais lentos e compassados. O ponto forte da capoeira regional são as quedas, rasteiras e cabeçadas.

Mestre Bimba(1889-1974)

CAPOEIRA REGIONAL
- Chamada assim porque nasceu na região da Bahia. - Aqui os capoeiras aguardam sua vez em pé, batendo palmas ao ritmo da música
- Precursor -> Mestre Bimba
- Os regionais mantêm o corpo mais ereto e desferem golpes mais velozes, com maior quantidade de saltos.
-Movimentos semelhantes aos das lutas e das artes marciais
- Aproxima-se da condição de esporte
- Contexto de desenvolvimento: espaço privado (academia)
- O fundo musical deste estilo precisa apenas de um berimbau e dois pandeiros
- A roupa exigida pela Capoeira de estilo regional é toda branca , devido ao pensamento de que um bom capoeira nunca suja a roupa
- 77 movimentos
Mestre Pastinha(1889-1981)

CAPOEIRA ANGOLA
- Homenagem às tradições dos escravos angolanos
- No chamado jogo de Angola os capoeiristas ficam agachados, quietos, esperando sua vez de jogar.
- Precursor -> Mestre Pastinha
- Os movimentos dos angoleiros são mais lentos, aparentemente displicentes, rentes ao solo.
- Movimentos originais da capoeira
- Procura preservar as tradições
- Contexto de desenvolvimento: espaço público (rua)
- Este estilo utiliza uma bateria de três berimbaus, dois pandeiros, um atabaque, um reco-reco e um agogô.
- A roupa exigida pela Capoeira estilo angola é uma calça de cor marrom e uma camiseta amarela com o símbolo do grupo.
- 24 movimentos

Seguinte, vídeo encontrado no Youtube que demostra essa diferença entre os dois tipos de capoeira:




GRUPO CULTURAL DE CAPOEIRA FILHOS DE JÓ
CAPURACURSO REALIZADO NA CIDADE DE ITAÚ/RN
19 E 20 DE NOVEMBRO DE 2011