MOMENTO DO MESTRE
Texto escrito pelo Mestre Jó
A capoeira é uma manifestação da cultura brasileira que tem características muito peculiares: trata-se de uma mistura de luta, jogo e dança praticada ao som de instrumentos musicais Berimbau, Pandeiro, Atabaque, Agogô e Reco -Reco acompanhado de Palmas e Cânticos. Além de ser um excepcional sistema de autodefesa e de condicionamento físico, a capoeira se destaca dentre as modalidades desportivas por ser a única originalmente brasileira e que se fundamenta nas nossas tradições culturais. Por tudo isso a capoeira vem obtendo cada vez mais espaço nas instituições educacionais como escolas e universidades e sendo cada vez mais reconhecida em todas as instâncias da sociedade Brasileira.
Com o intuito de dar uma ênfase a questões culturais de caráter popular, lutando pela cidadania, no combate ao preconceito racial, na elevação da auto-estima da criança e do adolescente, auxiliando na construção de sua identidade social é que a Associação Cultural de Capoeira Filhos de Jó foi fundada em 2008, na cidade de São José do Seridó pelo senhor Josivan Alves Feitosa (Mestre Jó) objetivando incentivar, divulgar e resgatar a nossa cultura e a arte da capoeira no Seridó e toda a região.
Durante os últimos anos, a Associação cresceu com grande força, levando a cultura e o folclore para as pessoas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará.
A Associação Cultural de Capoeira Filhos de Jó é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos, que tem como objetivo à difusão da cultura brasileira através da capoeira. Seu exercício é um forte instrumento de integração social, pois trabalha com todas as classes e possibilita, também,a recuperação da noção de cidadania.
Responsabilidade social compõe a filosofia da Associação Arte em Movimento capoeira, que têm a iniciativa de realizar suas próprias ações de mobilização sócio-educacional.